Os primeiros 1000 dias de vida (1º, 2º, 3º trimestre de gravidez, 1º e 2o ano de vida do bebé), são um período crítico de rápido crescimento e desenvolvimento dos bebés. Fatores ambientais como a alimentação, toxinas, poluentes, exercício, sono, stress,…, vão impactar positiva ou negativamente a saúde dos nossos bebés para sempre!
Durante este período, a alimentação da mãe tem uma influência direta, no crescimento e desenvolvimento do bebé. Por isso, garantir uma alimentação equilibrada e nutritiva é essencial para uma gravidez saudável e para o ótimo desenvolvimento do bebé.
Nesta fase, o corpo do bebé está a formar-se rapidamente e é muito sensível a fatores ambientais, incluindo a nutrição materna. Se a alimentação não for adequada, isso pode afetar a forma como os genes do bebé “funcionam”. Pequenas falhas nesse processo podem aumentar o risco de problemas de saúde no futuro. É por isso que vemos gémeos geneticamente idênticos (mesmos genes) com problemas de saúde distintos.
Os micronutrientes — como vitaminas e minerais — são especialmente importantes. Eles são necessários antes e durante a gravidez, e também na amamentação. É por isso importante aumentar a ingestão de determinados alimentos, pois nesta fase as necessidades estão aumentadas para apoiar o crescimento do bebé e da placenta.
Por isso considero importante enumerar-vos os 5 alimentos mais nutritivos à face da terra:
- Fígado;
- Bivalves (amêijoas, mexilhão, berbigão,…);
- Coração;
- Carne de vaca;
- Vegetais de folha verde;
Escolham nutri-se! Precisamos de pensar além do aumento energético (kcal), e focar mais na qualidade dos alimentos que consumimos nesta fase.
